• carolinacorrea8

Afinal, o que é a ONU?



A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a paz e a cooperação internacional. O Brasil é um dos 51 países fundadores desta organização que hoje conta com 193 estados-membros.

A sua sede está localizada Nova York, e os outros escritórios principais situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena.

Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico, proteger o meio ambiente e atuar na ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e guerras.

Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema), o Secretariado, e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal).

Há, ainda, órgãos complementares das outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

7 visualizações

Desenvolvido por TI MASTER