• carolinacorrea8

O que se celebra no dia da Independência do Brasil?



No dia 7 de setembro comemoramos o dia da Declaração da Independência do Brasil do Império Português, ocorrida no ano de 1822.

A declaração se deu após anos de instabilidade política, tanto no Brasil quanto em Portugal. Em 2 de junho de 1822, o governo liderado por Dom Pedro de Bragança convocou a primeira Assembleia Constituinte brasileira e em 1º de agosto, declarou as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil como inimigas, garantindo a independência do país como reino irmão de Portugal. Entretanto, a Assembleia Legislativa portuguesa exigia que o Brasil retornasse à condição anterior de subordinação.

Ao tomar conhecimento das exigências Portuguesas, em cena famosa às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial antes exercido por Portugal.

Houve eleições para a Assembleia Constituinte que elaboraria a Carta constitucional do Império do Brasil, mas em virtude de divergências com Dom Pedro tal Assembleia foi fechada. A 1ª Constituinte brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Ministros de sua confiança e outorgada pelo imperador em 1824.

A independência só foi reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil.

2 visualizações

Desenvolvido por TI MASTER