- carolinacorrea8
Quem é o seu cliente?

Seguindo a série de textos trazendo os principais assuntos discutidos no Exchange Sebrae Minas, falamos sobre o futuro do varejo https://www.cliquedireito.com.br/novidades/o-varejo-vai-acabar e hoje o nosso foco vai ser o cliente.
Conheça o seu cliente e dê a ele a melhor experiência possível
Traçar o perfil do cliente e seus hábitos on-line e off-line é o sonho de todo empreendedor, por essa razão várias palestras abordaram técnicas e inovações nesta ceara.
Segundo uma pesquisa de mercado da Zendesk*, consumidores brasileiros são muito impacientes. As expectativas de rapidez para solução de problemas são altas, 80% espera que a resposta de um e-mail não demore mais que meio dia e 79% esperam respostas a questionamentos nas redes sociais da empresa não demorem mais que 2 horas.
O “omnichannel” se mostra novamente muito importante, pois garante que todos os canais estão conectados, usam a mesma linguagem e trabalham de forma ágil.
Job to be Done**
O que o seu cliente busca como resultado na compra do seu produto? Henry Ford, fundador da Ford Motor, dizia que “Se eu perguntasse ao meu cliente o que ele queria, ele diria que queria um cavalo mais rápido”, ou seja, o lugar errado para começar é perguntando ao cliente.
Todos nós vivemos uma rotina onde resolvermos problemas o tempo todo e consumimos produtos que nos tragam estas soluções.
Por exemplo, durante a minha ida ao trabalho eu gosto de ter algo para distrair a mente, que pode ser desde ouvir um podcast, ler um livro, até tomar um milk shake. Desta forma, competem pela minha atenção uma lanchonete, uma banca de revista e um aplicativo de celular, já que os três me trazem uma solução para essa minha necessidade de ocupar o tempo ocioso.
* https://d16cvnquvjw7pr.cloudfront.net/resources/whitepapers/Omnichannel-Customer-Service-Gap.pdf